Amazônia Comicon

O Amazônia Comicon - Festival de Histórias em Quadrinhos e Cultura Pop da Amazônia - É uma realização de Ponto de Fuga - Quadrinhos ,eventos e comunicação. https://www.facebook.com/comiconamazonia/

domingo, 18 de novembro de 2012

Capitão América caiu no Enem.




Capa da revista do personagem foi usada como tema de questão do Enem 2012 a pergunta exigia que candidatos contextualizassem atuação do herói na 2ª Guerra quem já lia suas histórias em quadrinhos conseguiria responder com maior facilidade .

No meio do questionário, havia uma capa. Uma capa do primeiro número de "Captain America", de março de 1941, revista que marcava a estreia do super-herói estadunidense.


Setenta e um anos depois, a imagem do Capitão América dando um expressivo soco no líder nazista Adolf Hitler (1889-1945) foi usada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A prova foi aplicada neste fim de semana. Os organizadores da prova apresentaram uma resenha do filme do personagem, "O Primeiro Vingador", exibido em 2011.
Depois, perguntaram a quem o herói e os Estados Unidos lutavam. A resposta correta era a que fazia menção aos "regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial".

Para responder à questão, os estudantes deveriam ler as imagens da capa. A saída para assinalar a alternativa correta estava na identificação de Hitler e das suásticas presentes.


As demais alternativas sugeriam conflitos situados em outras épocas históricas: Primeira Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Vietnã, respostas aos ataques do 11 de Setembro.


Essa contextualização é familiar a quem já acompanha as aventuras do super-herói da editora norte-americana Marvel Comics, independentemente do que era visto na capa.

Fato raro: ler quadrinhos de super-heróis ou assistir ao filme do personagem teriam ajudado os estudantes a responder à questão com mais facilidade.


Outra raridade é ter uma capa de revista de super-heróis usada como texto de questão. O Enem, até então, usava apenas charges e tiras nos enunciados de seus testes.


O uso desses dois gêneros dos quadrinhos tem sido frequente no histórico da prova. É comum aparecer, todos os anos, mais de uma pergunta pautada em produções assim.


No exame deste ano, houve uso de três charges e de três tiras, uma delas de Laerte.


O Enem tem sido usado nos últimos anos não mais como uma forma de avaliação do ensino médio, mas como um vestibular para acesso a vagas de universidades federais.

Escrito por PAULO RAMOS .
Fonte : Blog dos Quadrinhos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário